Qualquer pessoa que esteja passando pelo divórcio ou separação pode entrar com um pedido no Tribunal de Família para que sua disputa seja resolvida.
O processo
O Tribunal de Família busca resolver disputas legais entre indivíduos em relação a divórcio, reivindicações financeiras e arranjos de filhos em separação ou divórcio. O processo varia de acordo com a natureza do problema.
Se divorciando
Para obter o divórcio ou a dissolução, uma das partes deve apresentar uma petição ao tribunal. O juiz apreciará a petição e dissolverá a relação por meio de decreto nisi, seguido de decreto absoluto, ou ordem condicional, seguido de uma ordem final (conforme o caso). É muito raro que uma petição seja contestada, desde que seja cuidadosamente redigida.
Reivindicações financeiras
Nas ações pecuniárias, o tribunal procura emitir a ordem financeira que considera mais justa, tendo em conta todas as circunstâncias do caso. Possui uma ampla gama de poderes. Antes que o tribunal possa distribuir os recursos, ele deve calcular o que eles são e, portanto, a maioria das reivindicações financeiras envolve divulgação detalhada e exercícios de avaliação, para que o tribunal possa alocar.
Arranjos infantis
Em casos de crianças, o tribunal procurará emitir uma ordem que melhor promova o bem-estar da criança que é o objeto do pedido.
Em todos os tipos de caso, o tribunal encorajará o acordo sempre que possível, mas, em última análise, se as partes não conseguirem chegar a um acordo, o tribunal decidirá por elas. Alguns aplicativos podem ser relativamente simples de determinar porque envolvem problemas distintos, mas outros podem ser muito complexos e podem levar meses para serem determinados.
Circunstâncias adequadas
A certeza e a finalidade de um processo judicial são adequadas para muitas circunstâncias, mas não é necessariamente o uso mais proporcional de tempo e dinheiro.
As decisões do Tribunal de Família são altamente discricionárias e diferentes juízes podem ter pontos de vista diferentes, tornando os resultados imprevisíveis.
O impacto dos processos judiciais contestados pode ser duradouro. As pessoas costumam achar os processos judiciais caros, estressantes e difíceis. No entanto, existem circunstâncias em que o tribunal deve ser a sua primeira escala. Por exemplo, se você suspeitar:
- risco de dano a uma criança em processos infantis
- a outra parte está dissipando ativos em processos financeiros ou adotando uma abordagem não razoável em relação à divulgação ou negociações
- risco de que a outra parte possa iniciar o divórcio e / ou processo financeiro em outro país menos vantajoso.
Se for necessário buscar a intervenção do tribunal, muitas vezes é possível limitar o envolvimento do tribunal às questões em que você exige a opinião de um juiz. Por exemplo, você pode exigir que o tribunal conceda ordens para garantir ativos ou fornecer uma indicação sobre o resultado provável em processos financeiros, mas posteriormente negociar ou mediar as questões restantes.
Iniciar um processo judicial não significa que o tribunal tenha de decidir todas as questões entre os cônjuges. Os processos judiciais podem, de fato, às vezes ser um pano de fundo útil e fornecer um cronograma para outras formas de resolução de disputas.
Benefícios
- Finalidade – as partes geralmente podem atingir a finalidade. Pelo mesmo motivo, disputas resolvidas usando outros métodos, como mediação e arbitragem, geralmente precisam do selo de aprovação do Tribunal de Família para se tornarem finais e vinculativas.
- Certeza – casais em separação têm certeza de tomar decisões com base no resultado.
- Exigibilidade – pelo mesmo motivo, disputas resolvidas usando outros métodos geralmente requerem uma ordem para garantir que os acordos possam ser mais facilmente cumpridos.
- Valor precedente – às vezes, uma das partes pode apontar uma sentença ou ordem judicial para usar como precedente para reforçar sua posição em processos subsequentes.
- Um cronograma definido – muitas vezes pode ajudar as pessoas a resolver suas disputas usando outros métodos, sabendo que o cronograma do tribunal está correndo em segundo plano.
Nossa visão
O Tribunal de Família tem experiência incomparável em lidar com questões familiares e abordar questões de direito internacional da família.
A intervenção de um juiz do Tribunal de Família pode fornecer um impulso importante às partes para negociar um acordo, especialmente quando elas ficam presas nas negociações e não conseguem progredir.
A neutralidade e a justiça de um juiz do Tribunal de Família também podem ajudar as partes a aceitar o resultado e concluir as questões, permitindo que as partes sigam em frente na vida.